Pular para o conteúdo
Início » Marmelada de Laranja, receita do interior de Minas, como isso com TUDO

Marmelada de Laranja, receita do interior de Minas, como isso com TUDO

A marmelada de laranja é uma deliciosa sobremesa tradicional portuguesa, geralmente servida em fatias com queijo. É feita com poucos ingredientes, mas requer tempo e paciência para cozinhar.

A doçura natural das laranjas é preservada nesta receita, o que a torna uma opção mais saudável do que muitos outros doces. Aprenda como preparar essa receita clássica e desfrute de uma sobremesa única e deliciosa!

Ingredientes:

  • 1,5 kg de laranjas
  • 1,5 kg de açúcar cristal
  • Água

Modo de preparo:

  1. Lave as laranjas e corte-as em quartos. Remova as sementes

    e corte cada quarto em fatias finas.

  2. Coloque as fatias de laranja em uma panela grande e adicione água suficiente para cobri-las completamente.
  3. Leve a panela ao fogo médio e deixe ferver por cerca de 1 hora, mexendo ocasionalmente, até que as fatias de laranja estejam macias.
  4. Adicione o açúcar à panela e misture bem.
  5. Reduza o fogo para médio-baixo e continue cozinhando por mais 1 hora e meia a 2 horas, mexendo frequentemente, até que a mistura comece a se transformar em uma geléia espessa e brilhante.
  6. Para testar a consistência, coloque um pouco da marmelada em um prato frio e incline-o. Se a marmelada não escorrer, está pronta.
  7. Retire a panela do fogo e deixe a marmelada esfriar um pouco antes de transferi-la para potes de vidro esterilizados.
  8. Deixe a marmelada esfriar completamente antes de fechar os potes.

Dicas finais:

  • Se a marmelada não estiver ficando espessa após cerca de 1 hora e meia de cozimento, aumente o fogo para médio e continue cozinhando até atingir a consistência desejada.
  • Você pode adicionar uma pitada de canela em pó à mistura de laranja e açúcar para dar um toque de sabor extra.
  • Lembre-se de esterilizar os potes de vidro antes de colocar a marmelada neles, para garantir que ela dure mais tempo. Para esterilizar, coloque os potes em água fervente por cerca de 10 minutos e deixe-os secar completamente antes de usar.
  • A marmelada de laranja é uma ótima opção para presentear amigos e familiares, especialmente se você colocá-la em potes bonitos e decorá-los com fitas e etiquetas personalizadas.


RECEITA DE HOJE:

X