Pular para o conteúdo
Início » Trança Recheada

Trança Recheada

Esta receita é fácil de seguir e não requer habilidades avançadas na cozinha, tornando-se uma opção perfeita para quem quer experimentar algo novo. Além disso, a maioria dos ingredientes pode ser encontrada em qualquer supermercado, o que a torna ainda mais acessível.

Uma das coisas mais incríveis sobre Trança Recheada é que ela pode ser personalizada de acordo com o seu gosto. Se você prefere um sabor mais picante, pode adicionar mais pimenta. Se preferir algo mais doce, pode adicionar um pouco de açúcar ou mel. Você também pode experimentar diferentes tipos de carne ou proteína para torná-la ainda mais especial.

Ingredientes:

500 gramas de farinha de trigo de ótima qualidade
15 gramas de fermento biológico em pó (fermento para pão)
1 xícara de chá de açúcar
125 ml de leite morno
1/2 xícara de chá de manteiga com sal
2 ovos

Modo de Preparo:

Vamos iniciar preparando o fermento, a famosa esponja.
Em uma tigela coloque, meia xícara de farinha de trigo, uma colher de açúcar, o fermento em pó e todo o leite morno (cuidado para não aquecer muito o leite), misture bem todos os ingredientes e deixe descansando coberto por 10 minutos.
Após os 10 minutos, misture em uma outra vasilha, os ovos, a manteiga e o restante do açúcar por uns 5 minutos.
Volte para a tigela com a esponja, adicione mais 3 colheres de farinha de trigo e mexa, logo em seguida despeje a mistura de ovos, manteiga e o açúcar e mexa muito bem, até que todos os ingredientes fiquem homogêneos.
Vá encorporando a farinha de trigo aos poucos, coloque a massa sobre uma superfície lisa e enfarinhada e termine de sovar a massa até que ela desgrude das mãos, ela fica uma massa extremamente macia. Coloque de volta na tigela, cubra e deixe descansando por mais 40 minutos.
Após os 40 minutos, coloque a massa novamente na superfície lisa e enfarinhada e a divida em duas partes. Reserve uma e abra a outra em formato de um retângulo, primeiro com a ajuda das mãos e depois com a ajuda do rolo.
Deixe a massa com aproximadamente 3 a 4 milímetros de espessura.
Corte a massa em 3 retângulos. Em cada um dos retângulos, coloque na beirada da massa, fatias finas de goiabada, algumas uvas passas e um pouco de nozes picadas e enrole como se fosse rocambole.
Coloque as 3 tiras uma ao lado da outra e comece a fazer uma trança do meio para o final, primeiro de um lado e depois do outro. Faça a mesma coisa com a outra massa reservada.

Coloque-a dentro de uma forma inglesa coberta com papel manteiga, pincele as tranças com gema e coloque tiras finas de goiabada sobre ela. Se não tiver forma inglesa, coloque-a numa assadeira normal. Deixe dentro do forno desligado crescendo por mais 40 minutos.
Após os 40 minutos ligue o forno em temperatura baixa (180º) e asse os pães até que fiquem dourados. Prepare uma calda de açúcar para dar brilho e umidade no pão. Coloque numa caneca, meia xícara de chá de açúcar e 1/4 de xícara de água, ferva por 7 minutos, desligue e aplique nos pães ainda quente e salpique açúcar cristal logo em seguida.
Sugestões de recheios: Goiabada simples ou com requeijão, chocolate com nozes, doce de leite simples ou com coco, doce de abóbora, beijinho, brigadeiro, creme de confeiteiro.
Não exagere na quantidade de recheio.

Dica: Você poderá fazer pequenos pães, após assarem aplique a calda de açúcar e salpique coco ralado.

Gostou?
Então curte, e compartilhe com seus amigos!!!


RECEITA DE HOJE:

X