Pular para o conteúdo
Início » PÃO TIGRE

PÃO TIGRE

Ingredientes
  • Massa de pão:
  • 3 xícaras de farinha de trigo (420 gramas)
  • 1 xícara de leite integral morno
  • ¼ xícara de água morna
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal ou azeite de oliva
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 colher de sopa de fermento biológico seco instantâneo
  • 1 colher de chá de sal
  • Crosta craquelada:
  • ¾ xícara de farinha de arroz
  • ½ xícara de água morna
  • 1 colher de sopa de óleo vegetal ou azeite de oliva
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 2 colheres de chá de fermento biológico seco instantâneo

Modo de Preparo

1

Esta receita é fácil de seguir e não requer habilidades avançadas na cozinha, tornando-se uma opção perfeita para quem quer experimentar algo novo. Além disso, a maioria dos ingredientes pode ser encontrada em qualquer supermercado, o que a torna ainda mais acessível.

Uma das coisas mais incríveis sobre PÃO TIGRE é que ela pode ser personalizada de acordo com o seu gosto. Se você prefere um sabor mais picante, pode adicionar mais pimenta. Se preferir algo mais doce, pode adicionar um pouco de açúcar ou mel. Você também pode experimentar diferentes tipos de carne ou proteína para torná-la ainda mais especial.

Para preparar a massa do pão tigre coloque a água, o leite, o açúcar e o fermento num recipiente (de preferência a tigela da batedeira), misture bem e reserve por uns 5 minutos ou até borbulhar ligeiramente – isso significa que está ativado e pronto a usar.

Dica: A água e o leite deverão estar mornos, não quentes. A temperatura ideal seria de 30-40ºC.

2

Quando a mistura anterior borbulhar adicione os demais ingredientes: a farinha, o óleo ou azeite e o sal. Bata na batedeira com o acessório de gancho, ou amasse com as mãos, por uns 8 minutos ou até obter uma massa consistente, lisinha e elástica.

Dica: Se estiver preparando esta receita de pão na batedeira comece por bater os ingredientes numa velocidade baixa, depois aumente gradualmente.

3

Retire a massa da tigela e amasse suavemente numa superfície limpa e polvilhada com farinha, dobrando a massa sobre si mesma e esticando-a com a palma da mão, por 1-2 minutos – isso ajuda a que a massa fique mais lisinha.

4

Molde a massa em forma de bola e coloque numa tigela levemente untada. Cubra com filme plástico ou com um pano de cozinha limpo e reserve em um local quente ou morno por 1 hora ou até que a massa dobre de tamanho.

Dica: Esse local quente ou morno pode ser direto no sol ou dentro do forno previamente aquecido e desligado.

5

Após esse tempo separe a massa em 6-8 partes iguais, usando uma faca afiada ou uma espátula de massa. Modele esses pedaços em bolinhas e coloque num tabuleiro de forno ou assadeira forrada com papel manteiga, afastando bem umas das outras. Cubra com plástico filme ou com o mesmo pano usado anteriormente e deixe crescer por mais 30 minutos.

Dica: As bolinhas de massa deverão ter cerca de 100-150 gramas cada uma.

6

Enquanto isso, preaqueça o forno nos 200ºC (forno alto) e prepare a misturinha que está na origem do efeito craquelado desse pão! Coloque a farinha de arroz, a água, o açúcar, o óleo e o fermento numa tigela e misture até obter uma massa tipo mingau espesso. Reserve em um local quente ou morno.

Dica: Se a mistura ficar muito espessa acrescente 1 colher de sopa de cada vez, misturando entre cada adição.

7

Após as bolinhas de massa crescerem por 30 minutos, cubra cada uma delas com 1-2 colheres de sopa da misturinha de farinha de arroz preparada no passo anterior e espalhe por toda a bola usando os próprios dedos, a parte de trás da colher ou um pincel de cozinha.

Dica: Não coloque demasiada mistura em cada bola de massa, uma camada fina e uniforme será mais fácil de craquelar.

8

Leve esse pão cascudo para assar no forno preaquecido nos 200ºC por 20-25 minutos ou até ficar douradinho e com crosta craquelada. Depois retire, deixe esfriar em uma grade e está pronto a usar como pão de hambúrguer ou de sanduíche!

Dica: Reserve seus pães craquelados em temperatura ambiente, bem embrulhados, por até 3 dias.


RECEITA DE HOJE:

X