Pular para o conteúdo
Início » Viral: limpar o ventilador com saco plástico é mais fácil? Nós testamos! PEGUE A RECEITA!

Viral: limpar o ventilador com saco plástico é mais fácil? Nós testamos! PEGUE A RECEITA!

Como limpar o ventilador de maneira fácil? O truque do saco plástico funciona? Para manter as hélices e o seu aparelho limpo, nós desvendamos tudo o que você precisa saber sobre esse viral da internet.

Ventilador, calor e economia

Com os dias cada vez mais quentes e a conta de energia cada vez mais cara, ventiladores são os principais aliados de quem deseja amenizar o calor, sem extrapolar o consumo de energia elétrica.

A própria Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) recomenda o ventilador em detrimento do ar condicionado, justamente porque este último é um dos aparelhos que mais consomem energia.

Mas para que o ventilador seja mesmo eficiente, precisamos deixá-lo limpo, evitando que, junto com aquele ventinho maroto, venha também poeira e ácaros que se acumulam nas hélices e grade do aparelho (quem tem problemas respiratórios espirra só de ler).

Truque “mágico” para limpar o ventilador com facilidade

Se houvesse uma forma mágica de manter seu ventilador limpinho, certamente você iria recorrer a ela. E é exatamente isso que um vídeo viral promete.

A dica, compartilhada pela apresentadora Cleane Fontenele, já conta com quase 7 milhões de visualizações e sugere que com vinagrebicarbonato de sódiodetergente, um borrifador e uma sacola plástica é possível ter ótimos resultados na limpeza do ventilador.

Basta misturar os três primeiros ingredientes e borrifar pelo ventilador. Então, amarre a sacola em volta do aparelho e ligue. Depois de alguns minutos, segundo a Fontenele, a sujeira sairia todinha no saco.

Como dica boa é dica testada, nós replicamos o truque: Será que funciona? 

Teste: limpar o ventilador usando um saco plástico

Para seguir o passo a passo sugerido na dica que viralizou você irá precisar de:

  • 2 colheres (sopa rasa) de bicarbonato de sódio;
  • 50ml de vinagre branco;
  • 50ml de detergente;
  • Recipiente para misturar os ingredientes;
  • Borrifador;
  • Pano limpo;
  • Saco plástico que caiba a grade do ventilador inteira.

Como fazer

Em um recipiente, misture o bicarbonato, o vinagre e o detergente.

Ao contrário da mistura do vídeo original, nossa mistura não espumou tanto – mesmo utilizando os mesmos ingredientes e quantidades.

Mistura do vídeo original | Mistura do nosso teste

Despeje a mistura no borrifador e borrife-a no ventilador inteiro, evitando o motor (foi suficiente para apenas 1 aparelho):

Depois, envolva as grades com o saco plástico, amarre bem e ligue o ventilador. Deixe alguns minutos. 

Usamos um saco de lixo. Há quem diga que o ideal seria utilizar uma sacola plástico com abas, iguais as de supermercado.

Depois de alguns minutos (cerca de 5 min.), retire o saco plástico para ver o resultado: 

Continuou sujo.

Resultado do teste

Pois é. Não funcionou.

E para piorar, a misturinha com detergente ainda deixou o ventilador “grudento”, já que só umedeceu toda a sujeira que estava nele.

Claro, o ventilador utilizado no nosso teste estava bem mais sujo do que o do vídeo original, mas os seguidores do Almanaque SOS que repetiram a dica também não aprovaram.

Não funciona! Faz muita sujeira, não limpa direito, entope o borrifador“, declarou Larissa Carrer nos comentários do Instagram.

O meu não deu certo. Depois de fazer tudo direitinho tive que desmontar e lavar como sempre faço“, desabafou Eleni Belonia no Facebook.

Vários internautas sugeriram, sem surpresa alguma, que a melhor forma de limpar o ventilador continua sendo desmontar e lavar as peças.

Esta faz parte, inclusive, das recomendações da fabricante do ventilador que inclusive alerta para jamais deixar o aparelho ligado com água:

  • Nunca limpar o ventilador com o plugue ligado à tomada;
  • Soltar as grades, lavar e encaixar novamente depois de secas;
  • Limpar as hélices com água e sabão neutro;
  • Nunca deixar o motor do aparelho em contato com água, para evitar problemas elétricos.

Talvez a melhor dica deste “truque” seja utilizar a misturinha, mas para lavar as grades desmontadas mesmo, da forma já conhecida.

Assista ao vídeo do nosso teste

Para o teste completo, assista aqui no Instagram. Abaixo destacamos a versão resumida:


RECEITA DE HOJE:

X