Pular para o conteúdo
Início » PÃO LEVÍSSIMO DE PANELA DE PRESSÃO ,EU FAÇO SEMPRE! É O PÃO MAIS FÁCIL, RÁPIDO E DELICIOSO DO MUNDO!

PÃO LEVÍSSIMO DE PANELA DE PRESSÃO ,EU FAÇO SEMPRE! É O PÃO MAIS FÁCIL, RÁPIDO E DELICIOSO DO MUNDO!

Quem resiste a uma deliciosa fatia de pão? Essa receita é bem leve e dá pra você saciar sua vontade de comer pão em casa.
.
Sou a favor de Receitas caseiras, pois são muito mais saborosas que alimentos industrializados.
.
Ingredientes
.
  • 1 ovo
  • Sal a gosto
  • 1 copo (250 ml) de leite morno ou água
  • 25 g de fermento biológico fresco (10 gr de fermento biológico seco)
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • Cerca de 500 gr de farinha de trigo
  • 1/2 xícara (chá) de óleo
  • Margarina para untar a panela de pressão
  • Fubá para enfarinhar a panela de pressão.

Esta receita é fácil de seguir e não requer habilidades avançadas na cozinha, tornando-se uma opção perfeita para quem quer experimentar algo novo. Além disso, a maioria dos ingredientes pode ser encontrada em qualquer supermercado, o que a torna ainda mais acessível.

Uma das coisas mais incríveis sobre PÃO LEVÍSSIMO DE PANELA DE PRESSÃO ,EU FAÇO SEMPRE! É O PÃO MAIS FÁCIL, RÁPIDO E DELICIOSO DO MUNDO! é que ela pode ser personalizada de acordo com o seu gosto. Se você prefere um sabor mais picante, pode adicionar mais pimenta. Se preferir algo mais doce, pode adicionar um pouco de açúcar ou mel. Você também pode experimentar diferentes tipos de carne ou proteína para torná-la ainda mais especial.

.

Modo de Preparo:

.

Primeiramente na vasilha da batedeira (Planetária), dissolva o fermento com o açúcar, acrescente o leite morno, o ovo, o óleo, o sal e metade da farinha de trigo.

Então bata na batedeira por 5 min, em velocidade média ou até que a massa fique elástica (esse processo faz com que a massa fique elástica evitando sovar).

Em seguida numa superfície enfarinhada, acrescente o restante da farinha de trigo na massa (ou quantidade que baste). A massa tem que ficar bem macia e levemente pegajosa).

Abra a massa com o auxilio das mãos enfarinhadas.

Então  acrescente como recheio 100 g de salame em fatias picado, 100 g de queijo provolone ralado, 150 g de queijo mussarela ralado, 1/2 xícara (chá) de azeitonas picadas e orégano a gosto.

Enfim feche a massa como um envelope e molde com as mãos formando uma bola.

Se você fizer com chocolate, abra a massa, distribua os pedaços de chocolate uniformemente em toda a massa e enrole como rocambole. Enrole novamente o rocambole para fazer uma bola assim como mostro na foto.

Então coloque no fundo da panela de pressão untada com bastante margarina e enfarinhada com fubá ou farinha de trigo.

Hum esta ficando delicioso né….

Feche a panela de pressão e deixe fora do fogo para que a massa cresça.

O tempo de crescimento vai girar em torno de 1 h (vai depender da temperatura ambiente).

Em seguida depois do crescimento, polvilhe queijo mussarela e queijo provolone ralados e orégano a gosto.
Se estiver fazendo o pão com chocolate, não polvilhe nada antes de assar. Após assado e frio, polvilhe açúcar de confeiteiro.

Então feche novamente a panela de pressão e leve a panela ao fogo bem baixo por cerca de 30 min. Não é necessário esperar a panela chiar para contar o tempo (ligue o fogo e volte o botão ao mínimo, quase apagando a chama. Tome cuidado para que o fogo não apague com corrente de ar).

Em seguida com o fogo bem baixo, a parte da massa que fica em contato com a panela não queima, mas leia a dica no final desta receita caso você sinta cheiro de queimado durante o tempo que o pão estiver assando.

Então para assar em forno comum é só deitar em uma forma alta e com espaço suficiente para o crescimento.

Crescer em torno de 1 hora, pincelar gema, salpicar queijo parmesão ou gergelim.

Por fim assar de 20 a 30 minutos ou até que fique corado.

Dicas:
  • Chama ideal: para assar este pão, usei uma dica bem antiga que aprendi com minha mãe. Eu ligo a chama do fogão e volto com o botão como se estivesse desligando e deixo a chama bem baixinha.
    Mas é importante que você tome conta, pois pode apagar com a corrente de ar.
  • Pão sem recheio: Você pode fazer o pão sem recheio apenas para comer no lanche passando um patê, pasta ou manteiga. Fica uma delícia!
    O pão feito com recheio conforme fiz no programa Mais Você, não fica tão alto, mas também fica muito gostoso.
  • Economia: Essa receita economiza gás de cozinha, pois ligando o forno para assar o pão consome mais gás.
  • Cheirinho de queimado: É comum durante o processo, você sentir um cheiro de queimado. Não se assuste. Talvez você não conseguiu diminuir a chama do fogão o suficiente, mas quando o pão ficar pronto, deixe esfriar para não se queimar, desenforme da panela e corte a casquinha que ficou em contato com o fundo da panela. O pão não fica com sabor de queimado. Existe um utensílio culinário que se chama difusor. Ele é muito bom para ser usado na hora de assar este pão.
  • Panela de pressão tradicional: Caso sua panela de pressão tenha aba interna, será necessário cortar o pão em quatro ainda dentro da panela e retirar gomo por gomo na hora de desenformar.
  • Pão assado no vapor: Note que o pão sai branco na superfície pois foi assado no vapor da panela, mas as laterais ficam com uma casquinha muito gostosa.
  • Na panificadora: se você tiver panificadora, pode colocar a massa na opção AMASSAR. Quando terminar de amassar, não deixe crescer na panificadora. Coloque para crescer na panela de pressão conforme explico na receita.
  • Assando em forno convencional: para assar em forno comum é só deitar em uma forma alta e com espaço suficiente para o crescimento.

 

Pronto, agora é só se deliciar!


RECEITA DE HOJE:

X