Pular para o conteúdo
Início » Bacalhau com Nata

Bacalhau com Nata

Esta receita é fácil de seguir e não requer habilidades avançadas na cozinha, tornando-se uma opção perfeita para quem quer experimentar algo novo. Além disso, a maioria dos ingredientes pode ser encontrada em qualquer supermercado, o que a torna ainda mais acessível.

Uma das coisas mais incríveis sobre Bacalhau com Nata é que ela pode ser personalizada de acordo com o seu gosto. Se você prefere um sabor mais picante, pode adicionar mais pimenta. Se preferir algo mais doce, pode adicionar um pouco de açúcar ou mel. Você também pode experimentar diferentes tipos de carne ou proteína para torná-la ainda mais especial.

Ingredientes:
1 kg de bacalhau
1 kg de batata
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 xícara de azeite
2 cebolas grandes bem picadas
10 azeitonas pretas cortadas ao meio
Molho
4 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola bem picada
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 litro de leite
2 gemas
1 xícara de nata (ou creme de

leite fresco)
Queijo parmesão ralado

Modo de Preparo:
Deixe o bacalhau de molho em água por 12 horas na geladeira, trocando a água de vez em quando. Escorra o bacalhau e reserve a última água.
Afervente o bacalhau por uns 10 minutos e depois tire pele e espinhas. Desfie o bacalhau e reserve. Dica: quem quiser, pode comprar o bacalhau já desfiado e começar a receita desse ponto.
Cozinhe as batatas na água reservada do cozimento do bacalhau, até que fiquem macias mas ainda firmes. Então, corte-as em rodelas grossas, tempere com sal e pimenta e reserve.
Em outra panela, aqueça o azeite e refogue a cebola. Junte o bacalhau desfiado, as azeitonas e misture bem. Reserve.
Molho. Derreta a manteiga e refogue a cebola. Misture a farinha e o leite e mexa para não formar pelotas. Acrescente as gemas uma a uma, sem parar de bater, até formar um creme homogêneo.
Retire do fogo, junte a nata (ou o creme de leite). Misture e reserve.
Montagem. Em uma forma refratária coloque uma camada de molho, depois de batatas e outra de bacalhau. Repita as camadas, terminando com o molho.
Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno preaquecido quente para gratinar. Retire e sirva.


RECEITA DE HOJE:

X