Pular para o conteúdo
Início » Pão caseiro fofinho e perfeito para o seu lanche da tarde ou café da manhã

Pão caseiro fofinho e perfeito para o seu lanche da tarde ou café da manhã

  • por

Que tal transformar seu café da manhã em um momento especial? Prepare-se para se encantar com o irresistível pão caseiro fofinho! Com uma textura que derrete na boca, esta receita é a escolha perfeita para um começo de dia perfeito! E o melhor, ele é econômico e super fácil de fazer. Confira a receita do Canal Tata Pereira, faça o saboroso pão caseiro fofinho e surpreenda-se!

Como fazer pão caseiro fofinho 

Para o pão caseiro fofinho, utilizaremos: açúcar, óleo, sal, farinha de trigo, leite morno, fermento biológico seco e 1 ovo. Combinaremos os ingredientes da massa numa vasilha, conforme o passo a passo, e trabalharemos bem na bancada até ficar uniforme, não “colando” nas mãos. Vamos deixar a massa crescer o dobro, separar em duas porções, moldar um retângulo com cada uma, enrolando como se fosse um rocambole. Colocaremos os pães numa assadeira untada e esperaremos crescer. Depois, assaremos os pães no forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 25-30 minutos. Ao tirar do forno, pincelaremos com manteiga a gosto. Desfrute dessa gostosura de pão caseiro fofinho!

Quer surpreender seus convidados com uma receita deliciosa? Vou te mostrar como preparar essa delícia de maneira fácil e rápida. Basta seguir as instruções abaixo e todos vão adorar! Não sobrará nada na mesa, pode apostar. E se quiser dar o seu toque pessoal, compartilhe suas adaptações nos comentários.

Ingredientes da receita de pão caseiro fofinho 

450g de farinha de trigo 

1 envelope de fermento biológico seco 

1 colher (chá) de sal 

3 colheres (sopa) de açúcar

manteiga a gosto para pincelar

3 colheres (sopa) de óleo 

1 xícara (chá) de leite morno

1 ovo inteiro

Modo de preparo

Comece adicionando o ovo, o óleo, o açúcar e o sal numa vasilha, misturando muito bem os ingredientes todos.

Em seguida, inclua o fermento e o leite quente e vá mexendo vigorosamente para garantir uma mistura uniforme.

Gradualmente, incorpore a farinha de trigo, mexendo até atingir o ponto ideal para amassar com as mãos.

Transfira a massa para uma superfície plana polvilhada com farinha e vá sovando com determinação até formar uma textura lisinha e uniforme, que não “cole” nas mãos.

Faça uma bola com a massa, coloque de volta na vasilha, use plástico-filme para cobrir e aguarde até que dobre de tamanho.

Decorrido esse tempo, coloque a massa na superfície, apertando-a suavemente com as pontas dos dedos para tirar o excesso de ar, e separe em duas porções.

Molde um retângulo com uma das porções, vá enrolando como se fosse um rocambole e acomode em uma assadeira previamente untada e enfarinhada. Faça isso também com a outra porção da massa.

Utilize plástico-filme para cobrir e espere mais uma vez crescer o dobro. Asse em forno pré-aquecido a 180°C durante uns 25-30 minutos.

Ao tirar do forno, pincele generosamente com manteiga, desenforme e acomode em uma travessa.

Sirva imediatamente seu espetacular pão caseiro fofinho!

Ficha Técnica

Peso total da receita: Aproximadamente 1100g

Número de porções que rende: 2 pães (aprox. 10 fatias cada)

Peso de cada porção: Aproximadamente 55g por fatia

Calorias por porção: Estimado em 150-200 kcal por fatia

Tempo de preparo: 2 horas (incluindo o tempo de descanso da massa)

Tempo de cozimento: 25-30 minutos

#wprm-recipe-user-rating-0 .wprm-rating-star.wprm-rating-star-full svg * { fill: #f5a623; }#wprm-recipe-user-rating-0 .wprm-rating-star.wprm-rating-star-33 svg * { fill: url(#wprm-recipe-user-rating-0-33); }#wprm-recipe-user-rating-0 .wprm-rating-star.wprm-rating-star-50 svg * { fill: url(#wprm-recipe-user-rating-0-50); }#wprm-recipe-user-rating-0 .wprm-rating-star.wprm-rating-star-66 svg * { fill: url(#wprm-recipe-user-rating-0-66); }linearGradient#wprm-recipe-user-rating-0-33 stop { stop-color: #f5a623; }linearGradient#wprm-recipe-user-rating-0-50 stop { stop-color: #f5a623; }linearGradient#wprm-recipe-user-rating-0-66 stop { stop-color: #f5a623; }

AVALIE ESSA RECEITA!

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.

Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Você pode gostar dessas receitas também:

Com apenas 1 copo de sabão em pó fiz 3 litros de sabão líquido caseiro

Bolo cremoso de mandioca simples e fácil é só bater os ingredientes no liquidificador e assar

Cuscuz na frigideira recheado: um lanche simples e delicioso para qualquer hora do dia

Segredo para fazer frango no forno e deixá-lo muito suculento e saboroso

Dica para limpar fogão e deixá-lo como novo usando um ingrediente simples que você tem no armário

Gelatina com ninho: uma sobremesa econômica e deliciosa para a ceia de natal

Fígado acebolado macio e saboroso para servir no almoço ou jantar

Mousse de maracujá de 3 ingredientes e sem gelatina perfeita para qualquer dia da semana

Molho de tomate caseiro da vovó: aquele que é puro tomate e toda a família adora

Fiz essa sobremesa cremosa de morango com chocolate branco e foi um sucesso

O post Pão caseiro fofinho e perfeito para o seu lanche da tarde ou café da manhã apareceu primeiro em .


RECEITA DE HOJE:

X