Pular para o conteúdo
Início » Doce pingo de leite um doce de leite com sabor de infância

Doce pingo de leite um doce de leite com sabor de infância

Ingredientes da receita de doce pingo de leite

500g de açúcar
1 litro de leite integral (não pode ser desnatado)

Modo de preparo

Pegue uma panela alta, de fundo grosso, adicione o leite e o açúcar e leve ao fogo alto.
Quando começar a ferver, mexa um pouco com o auxílio de uma colher de pau e depois, por vezes, sempre que levantar fervura, para não derramar.
Faça isso, até o doce ganhar mais consistência. Quando isso acontecer, pegue uma concha e vá mexendo, enchendo e despejando novamente, para ajudar a não derramar.
Assim que o doce começar a reduzir o volume, pegue novamente a colher de pau e mexa sem parar.
Você irá notar que, além de ficar mais consistente, o doce vai ficar mais moreninho e desgrudar do fundo da panela.
Nessa etapa, faça o teste para saber se atingiu o ponto correto: apague o fogo, pegue um copo com água e adicione um pouquinho do doce. Então retire com as mãos e veja se é possível fazer uma bolinha com ele, se conseguir, está no ponto certo. Caso ainda se dissolva, volte a panela um pouco mais ao fogo mexendo sempre e depois refaça o teste.
O doce estando no ponto correto, vamos bater o doce, que, na verdade, é mexer constante e vigorosamente com a colher de pau, até o doce esfriar. Se você  passar a panela para um lugar firme, como uma bancada, fica mais fácil.
Você vai perceber que o doce vai esfriando e perdendo o brilho, ficando mais opaco e começando a querer cristalizar. Esse é o ponto correto.
Higienize uma bancada de pedra ou mesa (se não tiver, pode ser numa assadeira untada com manteiga), unte com manteiga ou margarina e despeje o doce às colheradas, deixando esfriar bem.
Sirva e se delicie com seu espetacular doce pingo de leite, que fica um arraso!

Dicas adicionais:

Se você perder o ponto do doce, e ele cristalizar demais, quando estiver batendo, adicione um pouquinho de leite, volte ao fogo mais um pouco e repita o processo daí em diante.

Você também pode deixar seu doce em formato de quadradinhos. Para isso, unte uma assadeira retangular com manteiga, despeje o doce, alise bem e, antes de começar a querer esfriar, faça as marcações dos quadradinhos do tamanho que desejar, assim quando esfriar, estará nesse formato.

O post Doce pingo de leite um doce de leite com sabor de infância apareceu primeiro em .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Generated by Feedzy

RECEITA DE HOJE:

X